053
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento
Profª: Adriana Rita Sordi e Sandra Luzia Haert Armôa
ATIVIDADE - Aula 03 e 04
QUESTÃO 1 - Atualmente, portanto, a Psicologia do Desenvolvimento estuda não somente a criança e o adolescente, mas também o Homem na vida adulta, conforme se pode constatar em Myers, ao afirmar que na vida adulta as mudanças físicas também podem desencadear reações psicológicas. O desenvolvimento depende de dois fatores básicos:
a) A maturação e o crescimento físico.
b) A maturação e o ambiente;
c) O ambiente e os aspectos afetivos
d) O ambiente e o intelecto.
e) A maturação e o desenvolvimento da linguagem
.
QUESTÃO 2 - A família e o grupo social são importantes a interação em sala de aula é um dos elementos fundamentais na aprendizagem. A Psicologia começa a adotar uma perspectiva de que o homem não é um ser natural, mas, se constrói na e pela cultura. E é somente nesta perspectiva que é possível visualizar a reação entre a psicologia e a educação, de forma a propiciar a construção de um saber que vá ao encontro das necessidades e interesses do processo educacional. Nesse sentido o homem deve ser pensado na construção humana como:
a) Cultural;
b) Social;
c) Natural;
d) Biopsicossocial;
e) Interacionista.
QUESTÃO 3 - As teorias são importantes porque fornecem explicações para o desenvolvimento e hipóteses para as pesquisas. Tradicionalmente, três perspectivas teóricas amplas têm guiado os pesquisadores. Quais são elas e como explicam o desenvolvimento infantil?
A primeira é a concepção Inatista do desenvolvimento humano. Ela se sustenta na teoria de que já nascemos prontos, e que somente vamos nos aprimorando ao longo do tempo. Que não somos influenciados pelo meio sociocultural em que vivemos, ou seja, somos o que herdamos da nossa família de sangue, sem sermos capazes de nos modificar, pois o nosso desenvolvimento já está predeterminado.
A segunda é a concepção ambientalista do