053
1. Leia o texto da aula 1 e descreva, resumidamente, o que significou para a educação brasileira, cada um dos períodos:
a. Período jesuítico
No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia; trouxeram também os métodos pedagógicos. O papel dos jesuítas se destaca no âmbito da educação porque representam a primeira institucionalização educacional que rompeu com as práticas educativas dominantes da época: aprendizagem do oficio das armas (nobreza) e aprendizagem dos ofícios (classes populares medievais) para voltar-se ao ensino das letras e filosofia, nesse sentido, além de uma educação religiosa baseada nas obras da catequese, nas missões e nos colégios, tinham uma original pedagogia religiosa, que regulamentava toda a vida colonial.
b. Período pombalino
A reforma pombalina é um importante marco para a história da educação brasileira. O desenvolvimento histórico da educação no Brasil tem a sua origem ligada as ações reformistas realizadas pelo Marquês de Pombal em seu governo em Portugal e no período colonial. Pombal baniu o trabalho missionário e catequético aplicados pela Companhia de Jesus. A reforma educacional de Marquês de Pombal teve como uma estratégia que se mostrou necessária, não só pela falha deixada pelo ensino dos Jesuítas, mas também como tentativa para a modernização da sociedade em favor do desenvolvimento da economia portuguesa para a manutenção e fortalecimento do seu regime absolutista, o sistema jesuítico foi derrubado e nada que pudesse chegar próximo deles foi organizado para dar continuidade a um trabalho de educação.
Ao expulsar os jesuítas, Pombal queria a supressão do domínio dos religiosos sobre a fronteira, acordada no tratado de Madrid, na qual se encontravam as sete