Como Feito O Papel Pronto
1 - Plantio
Partindo de florestas renováveis, 100% plantadas e certificadas pelo FSC, as toras de eucalipto são enviadas já descascadas e limpas.
2 - Produção de Celulose
Chegam à nossa fábrica e são colocada sobre esteiras que as levam a picadores composto por facas, que as transformam em cavacos, que por sua vez são transportados por uma esteira até o silo de estocagem.
3 - Digestor
Através de esteiras, os cavacos são levados até o digestor, onde inicia-se o processo de cozimento da madeira. Nesta etapa a lignina é separada das fibras de celulose marrom e se transforma em licor negro, que é queimado para a geração da energia usada na fábrica. A polpa marrom é lavada e pré-branqueada em um processo utilizando o oxigênio. Para obter uma celulose cada vez mais branca ocorre o processo de branqueamento através de um processo químico que permite que a celulose se torne branqueada ECF (Elemental ChlorineFree), ou seja, livre de cloro elementar. E segue para a torre de estocagem.
4 - Fabricação do Papel
O processo de fabricação de papel inicia com a depuração das fibras e a eliminação de todas as impurezas da massa de celulose. A polpa segue para o processo de refinação, aumentando a flexibilidade das fibras, conferindo as características físicas necessárias para o produto final: o papel. A polpa de celulose é diluída até a consistência adequada para a produção do papel, que chega a proporção de 1% de fibra de celulose em 99% de água nesta caixa de entrada, que distribui esta massa em uma tela formadora da folha, obtendo assim uma folha de papel uniforme e a gramatura pré-estabelecida.
O controle da gramatura é monitorado automaticamente pelos computadores de controle do processo. A folha de papel já formada segue por um processo de prensagem entre dois rolos revestidos por feltros, com o objetivo de retirar a água de maneira uniforme em ambos os lados. Na etapa de pré-secagem, a folha de papel passa por cilindros secadores superiores e inferiores