02 Programa o Orientada a Objetos
Objetos
PROF. ESP. EZEQUIEL JULIANO MÜLLER
HORUS FACULDADES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PINHALZINHO - SC
POO em Object Pascal (Delphi)
A maioria das linguagens de programação modernas suportam o paradigma de Programação
Orientada a Objetos (POO).
Muitas delas se baseiam em classes com três conceitos fundamentais:
Classes, tipos de dados com uma interface pública e uma estrutura de dados privada, implementando encapsulamento; instâncias desses tipos de dados são geralmente chamados objetos; Extensibilidade de Classe ou herança, que é a capacidade de estender um tipo de dado com novos recursos, sem modificar o original.
Polimorfismo, que é a capacidade de se referir a objetos de diferentes classes com uma interface uniforme, e ainda operar em objetos na forma definida pelo seu tipo específico.
POO em Object Pascal (Delphi)
Você pode criar aplicações Object Pascal (Delphi) mesmo sem saber muito sobre a programação orientada a objetos. Pois quando você cria um novo formulário, adiciona novos componentes, e manuseia eventos, a IDE prepara a maior parte do código para você automaticamente.
Mas conhecer os detalhes da linguagem e sua aplicação vai ajudar você a entender precisamente o que o sistema está fazendo e permitir que você domine a linguagem completamente. Com este conhecimento você pode criar estruturas mais complexas, desenvolver ou estender componentes que vem com a IDE e muito mais...
Introdução a Classes e Objetos
Classes e Objetos são termos bastante usados em qualquer linguagem de programação. Vamos a uma definição para que possamos compreender melhor o que cada um representa:
Uma Classe é um tipo de dado definido pelo programador, que tem um estado (ou uma representação) e define algumas operações (ou comportamentos). Em outros termos, a classe tem alguns dados internos e alguns métodos, sob a forma de procedimentos ou funções. A classe normalmente descreve as características e comportamentos de uma série de