4705 Estudo De Caso SI 2015
Curso de Sistemas de Informação
Disciplina: Psicologia aplicada a Sistemas de Informação
Professora: Rejane la bella Flach Cunegatto
Nomes: _________________________________________________________________
Estudo de Caso
A empresa descrita a seguir atua no ramo de atividades de prestação de serviços de engenharia consultiva, tanto em território nacional como no exterior. Trata-se de uma das maiores empresas de consultoria em projetos complexos de engenharia industrial e civil. Possui três mil funcionários, sendo que 20% são de nível universitário, 45% são técnicos especializados e os demais 35% de diversas qualificações profissionais e variados níveis operacionais.
A empresa possui 15 anos de existência, porém, em face do cumprimento fiel dos contratos com os clientes e da perfeição dos serviços prestados, novos contratos foram sendo feitos, fazendo com que a empresa tivesse de continuamente, aumentar suas instalações e contratar pessoal especializado. Com o crescimento organizacional, os problemas da empresa foram também crescendo em proporções gigantescas. Até o momento, não existe planejamento para a solução desses problemas. Muito embora existam elementos plenamente capacitados em todas as áreas da empresa – seja técnica, administrativa, financeira-, a administração apenas se contenta em resolver os problemas, “fazendo consertos” em pequenos setores, sem tentar envolver a totalidade da organização de maneira integrada e coesa. Assim, a grosso modo, a empresa parece uma “colcha de retalhos”, onde cada área vai crescendo e se desenvolvendo à parte, sem conexão com as demais.
Um dos aspectos mais críticos é a excessiva centralização do processo decisório nas mãos do Diretor-Presidente, o Sr. Carlos Lopez. Este, em geral, não consegue delegar tarefas, exerce muito controle sobre seus subordinados. Todos os contratos técnicos são desenvolvidos e fechados pelo Diretor- Presidente, que em apenas poucos