0111
Introdução
O texto engloba tudo sobre manutenção. Nesse todo está o seu conceito, tipos de manutenção, manutenção autônoma, a interface entre manutenção e qualidade e manutenção produtiva total. A manutenção pode ser definida como um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis para o bom e permanente funcionamento de máquinas e equipamentos, esses cuidados envolvem a conservação, adequação, substituição e prevenção. Os objetivos principais da manutenção são:
- fazer com que o equipamento tenha boas condições de funcionamento;
- prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos desses equipamentos para que isso não venha a prejudicar na produção;
Na manutenção existem métodos são eles:
Manutenção Corretiva – Esse é o tipo mais comum de manutenção. Acontece quando o equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperando, após isso é acionado a chamada de um profissional de manutenção para poder concertas ou “dar um jeito” no que está interferindo o bom funcionamento da situação.
O curioso acontece que aparentemente, os equipamentos estragam justo quando mais se precisa deles. Por isso, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Entretanto deve - se caprichar melhor na manutenção preventiva.
Manutenção Preventiva – Esse tipo consiste em um conjunto de ações antecipadas que visam manter os equipamentos em funcionamento, este tipo de manutenção normalmente segue especificações dos fabricantes.
O principal objetivo da manutenção preventiva é fazer a redução do custo, substituído as peças desgastadas evitando assim comprometer o restante dos componentes fazendo assim uma manutenção eficiente e econômica.
Manutenção Preditiva - É aquela que indica as condições reais do equipamento m e a ideal para os equipamentos que exigem trabalho árduo assim como sondagem.
A manutenção preditiva consiste ter um