Placa mãe
Placa-mãe ou mother board, também denominada main board (placa principal) ou logic board (placa lógica) nome utilizado mais pela Apple, é uma placa de circuito impresso, que liga todos os componentes do PC e serve como base para a instalação dos demais componentes, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset, entre outros.
(16)3703-0111
sysForMs
2
Placa Mãe
Em sites e fóruns da internet, você pode encontrar ainda a abreviação “mobo” para designá-las. Os grandes computadores de antigamente utilizavam fios para conectar as placas umas às outras. Com o passar do tempo os fios e pinos foram substituídos por placas de circuito impresso.
(16)3703-0111
sysForMs
3
Placa Mãe
Durante as décadas de 1980 e 1990, para baratear o preço do computador, incluiu-se dentro do circuito das placas-mãe o suporte para dispositivos de baixa velocidade, como teclado, mouse, drive de disquete, portas seriais e paralelas. E no final dos anos 1990 já estavam agregadas funcionalidades como áudio, vídeo, armazenamento e rede, sem necessidade de placas de expansão, tornado-as on board, antes eram denominadas off board.
4
(16)3703-0111
sysForMs
Placa Mãe
Ainda se utilizam placas adicionais ligadas à placa-mãe, apenas quando há necessidade de aumentar o desempenho. Exemplos são as placas de vídeo para estação de jogos ou funcionalidades específicas, como áudio profissional, recepção de TV, PABX entre várias outras possibilidades.
(16)3703-0111
sysForMs
5
AT é a sigla para Advanced Technology. Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação, etc), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns