Fichamento Texto Da Independ Ncia Vit Ria Da Ordem
994 palavras
4 páginas
HISTÓRIA DO BRASIL II: Fichamento do texto: “Da Independência à Vitória da Ordem”.
INTRODUÇÃO O texto trata da independência do Brasil, e para melhor compreensão é necessário primeiro analisar o contexto histórico da época, principalmente os acontecimentos antecedentes que consequentemente propiciaram as revoluções, as guerras e as revoltas.
O ESTABELECIMENTO DA AUTONOMIA E DA CENTRALIZAÇÃO Segundo o autor, a independência do Brasil é historicamente datada a partir de 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil e com essa vinda, alguns órgãos públicos portugueses foram transferidos para o Rio de Janeiro. Todo esse processo é firmado pela assinatura de dois tratados com a Inglaterra, um de Aliança e Amizade e, outro, de Comércio e Navegação, 1810. Neste contexto o autor aborda a inversão de papéis de Lisboa pelo Rio de Janeiro, como capital do Império, pois Portugal que vinha sendo governado por uma junta controlada por um militar britânico, e que prestava contas ao Rio de Janeiro.
Com isso, uma forte crise de ideias liberais provocou um movimento revolucionário na cidade do Porto, que exigia a convocação imediata de uma “assembleia nacional constituinte” sob nome de “Corres”, visando o fim de um regime absolutista no país. A notícia da revolução foi bem recebida no Brasil, pois a convocação de uma assembleia surgia como uma forma de redefinir as relações entre Brasil e Portugal. Assim, liberais como Silvestre Pinheiro Ferreira e José Clemente Pereira Joaquim Gonçalves Ledo, haviam se reunido em uma “Junta Deliberativa” que assumiu as responsabilidades de governo junto ao Rei, evitando a ampliação dos seus poderes. O Rei então nega seu juramento anterior e nomeia o filho como príncipe regente, e embarca silenciosamente de volta para Portugal. Em seguida, por decreto de 24 de abril de 1821, as cortes anulam o ato do rei que menciona Pedro como regente. Esse conjunto de medidas recolonizadoras, ocorridos de setembro a outubro de 1821, delimitava a