Jornalismo Assessoria FINAL
Assessoria de Imprensa
Carina Orth
Mateus Batistella
Nayara Glenzel
O QUE É JORNALISMO?
Atividade profissional da área de Comunicação Social, que visa à elaboração de notícias para publicação em jornal, revista, rádio, televisão, entre outras acompanhadas ou não de comentários.
(GUIA DO ESTUDANTE, 2011)
A categoria é representada no país pela Federação Nacional dos
Jornalistas (FENAJ).
PRECISA TER DIPLOMA?
No Brasil não é obrigatório – porém desejável e pauta grandes discussões – o diploma de graduação em jornalismo para exercer a profissão. Tem quem é a favor, e tem quem é “contra”.
O MITO DA OBJETIVIDADE
É o tempero que apimenta a batalha pelas mentes e corações dos espectadores, em tese, gere que a imprensa deveria colocar-se numa posição neutra e publicar tudo o que ocorresse, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões.
(Rossi, p. 9/10)
LEI DOS DOIS LADOS
Na busca impossível pela objetividade, introduziu-se a lei de ouvir os dois lados, partindo-se do pressuposto de que, frequentemente, há dois lados opostos numa mesma história.
(ROSSI, p. 13)
PAUTA
A pauta funciona em duas direções: orienta repórteres para o que devem fazer no seu dia-a-dia e informam as chefias, diretores e/ou proprietários das diversas publicações sobre quase tudo aquilo que está sendo trabalhado na redação.
(ROSSI, p. 21)
A norma básica diz que toda reportagem deve responder a seis perguntas, o chamado lead: quem, onde, como, quando, o quê e por quê?
(ROSSI, p 25/26)
FONTES
Para compor uma reportagem, o jornalista vale-se, fundamentalmente, de fontes de informação, conhecedoras do tema, mas/ou também nele interessadas.
“Há entre os jornalistas uma tendência fundamental no sentido de adotar os pontos de vista de suas fontes”
(Kunczik, 2002, p. 260)
LINGUAGENS
•
•
•
•
•
•
Impresso
Fotojornalismo
Radiojornalismo
Telejornalismo
Cinejornalismo
Webjornalismo (digital)
FUNÇÕES E PROCESSOS
- Pauta
- Reportagem
- Apuração
- Redação
- Revisão
- Edição
-