01
A palavra Etnocentrismo tem origem grega e refere-se a um “conjunto de seres que possuem a mesma origem e os mesmos traços”, considera padrões e valores, donde designa nação, povo, raça, como se fossem os únicos válidos e superiores aos demais e devendo servir de exemplo para toda a sociedade, porque seriam definidores da civilização.
2. Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política?
A luta de classes incluía, assim, lutas entre os ricos e lutas entre ricos e pobres. Essa participação militar fazia com que todos se julgassem no direito de intervir, de algum modo, nas decisões econômicas e legais de suas comunidades. A luta das classes pedia uma solução. Essa solução fez a política, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.
3. Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?
Os primeiros chefes, também conhecidos como legisladores, introduziram uma divisão no território das cidades, visando diminuir o poderio das famílias ricas agrárias e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e artesãos assalariados urbanos pobres.
4. Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?
E, Atenas, por exemplo, a pólis foi subdividida em unidades sociopolíticas, denominada demos, e em Roma, em tribos. Quem nascesse em uma tribos, ou num demos, independente de sua situação econômica, tinha assegurado o direito de participar direta ou indiretamente das decisões da cidade.
5. Do ponto de vista da política, que contradições havia na sociedade greco-romana?
Em primeiro lugar, a economia era agrária e escravista, uma parte da sociedade estava excluída dos direitos políticos e vida política (os escravos). Em segundo lugar, a sociedade era patriarcal e as mulheres também estavam excluídas da cidadania e da vida pública. A exclusão também atingia os estrangeiros e os miseráveis. Em terceiro lugar, a cidadania