Slide Libras
Idade Média: posição negativa em relação à surdez o Pessoa surda:
- Castigada pelos deuses ou enfeitiçada
- Relatos de curas milagrosas e sacrifícios
- Privado de direitos legais
- Ser não educável
“A condição sub-humana dos mudos era parte do mosaico e foi reforçada pela exaltação bíblica da voz e do ouvido como a única e verdadeira maneira pela qual o homem e Deus podiam se falar (‘no princípio era o verbo’).
Sacks
Idade Moderna o Primeira alusão à possibilidade de aprender a Língua de Sinais (séc. XVI) o Reconhecimento que os surdos podem aprender através de procedimentos pedagógicos sem que haja interferências sobrenaturais o Desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimentos e se comunicar com o mundo ouvinte o Procurava-se ensiná-los a falar e a compreender a língua falada, língua de sinais, códigos visuais)
Início da verdadeira educação de surdos o Pedro Ponce de Leon (1520 – 1584)
- Metodologia: alfabeto manual, escrita e oralização
“Argumentava que se o surdo não podia ouvir a língua falada, então ele podia lê-la com os olhos”
o Publicado o livro Reduccion de las letras y para enseñar a los mudos (Espanha, 1620)
Início da valorização da Língua de Sinais o Abbé de L’Epée (França,1750) o Criou os “Sinais Metódicos” – combinação da língua de sinais com a gramática sinalizada o Samuel Heinick (Alemanha, 1750): constitui a filosofia educacional oralista GESTUALISTAS X ORALISTAS
Análise da comunidade científica
“Todo Surdo-mudo enviado a nós já tem uma linguagem... Ele tem o hábito de usá-la e compreende os outros que o fazem. Com ela ele expressa suas necessidades, desejos, dúvidas, dores, etc. e não erra quando os outros se expressam da mesma forma. Nós desejamos instruí-los e assim ensiná-los o Francês.
Qual é o método mais simples e mais curto? Não seria nos