000000000
Apresentação
Ensinar: Ofício estável, Identidade Profissional Vacilante
No texto a seguir, o autor aborda conceitos históricos, epistemológicos e culturais, sobre o ensino e aprendizagem, e como esses conceitos são apresentados à sociedade e incorporados por esta.
Um ofício sem Saberes
Em um primeiro momento nos é apresentado como “Um Ofício sem Saberes”, ou seja, um ofício no qual não se é necessário estudo, pesquisa e aprofundamento sobre o que é transmitido pelo professor. Para este modelo de ensino, o professor basta conhecer o conteúdo, ter talento, bom senso, seguir sua intuição, ter experiência e cultura. Com estas “ferramentas” terá tudo o que é necessário para ser um professor exemplar.
Saberes sem Ofício
Logo após o autor expõe os conceitos sobre “Saberes sem Ofício”, que seria, em uma visão mais ampla, o contrário do primeiro modelo apresentado. Neste, a pedagogia se tornaria mais científica e menos humanista.
Um Ofício feito de Saberes
E por último, no qual o desafio é evitar o erro de tomar somente como modelo o de um ofício sem saberes, ou o de saberes sem ofício. É apresentado então uma outra visão do ensino, trata-se da concepção de que vários saberes são mobilizados pelo professor. E dentre eles estão: o saber disciplinar; o saber curricular; o saber das ciências da educação; o saber da tradição pedagógica; o saber experiencial; e o saber da ação pedagógica.
Finalização
Portanto, o que o autor tenta proporcionar à seu leitor, é a identificação de que não existe esta ou aquela maneira de ensinar, transmitir ou trocar conhecimentos. O ensino-aprendizagem se dá numa aliança de diversos saberes,maneiras, lugares, pessoas e culturas. Temos, como educadores (pais e professores), tomar posição desta ideia e levar adiante seus conceitos, para que possamos ter bases na ação e transformação no cenário do ensino.
EXEMPLO 2
Ensinar: Ofício estável, Identidade Profissional Vacilante