Egenho massangana

285 palavras 2 páginas
Trabalho de História

1-Fazer um breve relato sobre suas impressões acerca do Engenho Massangana
O Engenho massangana, criado no século XIX, acredita-se que foi criado por Tristão de Mendonça, foi adquirido por Joaquim Aurélio, e Ana Rosa Falcão, que era madrinha de Joaquim Nabuco, que teve como base para lutar a favor da abolição da escravatura, sua convivência no Engenho, até 8 anos de idade. O Engenho não tratava os escravos como pessoas, não como objetos, não tinha os objetos de tortura que a maioria dos outros engenhos tinham.Joaquim Nabuco, quando saiu do engenho, disse que não morava mais no Engenho Massangana, mas que o Engenho Massangana sempre moraria dentro dele.

2-Faça uma comparação entre o estilo de vida no Engenho e nos dias atuais
O engenho, servia para a criação do açúcar, tinha a casa grande, que era a moradia do senhor e da sua família, a senzala, onde ficavam os escravos, a capela, e a casa do engenho.Havia a moenda, as fornalhas, e a casa de purgar. Hoje, o engenho tem apenas a casa grande, e a capela. Serve como patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, está aberto ao público, e traz a temática do açúcar e de Joaquim Nabuco.

3-Relacione as condições atuais da população negra com o passado histórico da escravidão
Assim que foi decretada a abolição, os escravos foram jogados na rua,e sem ter para onde ir, criaram as favelas, majoritariamente, por negros, que até hoje, lutam para quebrar as barreiras do preconceito, que ocorre nos empregos, nas ruas, etc. Então os negros estão pulando os obstáculos do preconceito. Nunca poderia imaginar-se por exemplo que o STF teria um ministro

Relacionados