000000
Dinamizando a Empresa por meio de Pessoas
O surgimento da Teoria Comportamental
A partir de 1947 através da influência dos psicologos Behavioristas que lançaram a Psicologia Organizacional na qual o comportamento das pessoas dentro das organizações passa a ser analisado de maneira mais profunda e abrangente buscando-se com isso entender as caracteristicas da natureza humana que influenciam suas atitudes e suas ações dentro das organizações. Surgi aí, a Teoria Comportamental da Administração.
Ela na realidade, é um grande avanço em relação a abordagem humanística proposta pela teoria das relações humanas que tinha uma visão romântica e utópica, tratando os aspectos motivacionais do comportamento humano de maneira superficial e insuficientes para entender a complexidade da naturera humana.
Definição: "A Teoria Comportamental é a mais democrática de todas as Teorias Administrativas, sendo fundamentada sobre as características da natireza humana."
A Hierarquia das Necessidae de Maslow
Maslow, defendia que o comportamento do indivíduo de uma maneira gerak era influenciado pela satisfação ou frustação de suas necessidades pessoais refletindo na sua maneira de agir diantes do grupi e da sociedade. Maslow, classificou de maneira hierárquica as necessidades Humanas, em dois grupos:
Nececcidades Primárias
Necessidades Secundárias
Necessidades Primárias
Necessidades Fisiológicas
São as Necessidades relacionadas á própria natureza humana, visando o sobrevivencia e preservação da propria especie, tais como: a fome, a sede, o repouso, a necessidade sexual, etc. Ou seja, são as necessidades basicas do ser humano.
Necessidades de Segurança
São as necessidades ligadas ás questões do bem estar do indivíduo, buscando manter sua segurança e sua estabilidade onde ele procura gugir e se distancias de situações de perigo ou de situações que possam levá-lo á privações. Necessidades Secundárias
Necessidades Socias