0 principe
O principado é hereditário e transmitido por laços de sangue já existentes ou que são criados desde então. E são bem mais fáceis para governar, pois para isso é só o príncipe não mudar muito o rumo das tradições tidas pelo povo, que este se manterá ao seu lado, mesmo se for atacado e derrotado, o povo sempre o apoiará na retomada do poder.
Os novos principados são acostumados a serem subordinados a um príncipe ou a republicanos, e são conquistados através de suas próprias armas ou de seus contrários, por meio da virtude ou mesmo sorte.
Um dos problemas em manter-se no poder é o fato de que as populações que tinham aberto as portas do reino, achando que levariam grande vantagem, percebem logo que não fizeram bom negócio, e rebelam-se. Isso se torna um grande problema, pois a maioria da população já era contra ao novo governo e os que eram a favor também se tornam contrários, com isso o príncipe se vê num dilema, pois não pode usar medidas enérgicas por dever favor a alguns, mas se não tomar alguma providência perderá o reino conquistado.
CONQUISTA- TERRAS
Quando as terras conquistadas são da mesma região, com línguas e costumes parecidos, isso torna mais fácil governar, principalmente quando já estão acostumados a viver sobre o julgo de um príncipe. Mas para isso ocorra satisfatoriamente deverão ser adotadas duas atitudes: extinguir a linhagem dos antigos governantes; e não alterar as condições de vida e costumes antigos.
Se o território tem língua, costumes e leis diferentes, além de muita habilidade para lidar com tudo isso, terá que destruir o Estado conquistado e ir habitar nesse lugar. Também não deverá alterar leis, impostos e costumes, mas sim criar colônias em pontos estratégicos, pois isso será muito mais barato que manter um exército, e também desagradará muito menos ao povo que lá habita. É muito importante tornar-se chefe e defensor dos vizinhos mais fracos e enfraquecer os mais fortes, e não permitir a entrada de