“O que é [e o que nunca foi] design gráfico
“O que é [e o que nunca foi] design gráfico” – pág 25 a 51.
André Villas-boas
Editora 2ab, 2007
“Design gráfico é a atividade profissional e a consequente área de conhecimento cujo objeto é a elaboração de projetos para reprodução por meio gráfico de peças expressamente comunicativas.”
(pág. 30)
“O design gráfico não é a simples diagramação de uma página, embora a diagramação possa ser uma das ferramentas de trabalho do designer.”
(pág. 30)
“... um projeto gráfico é um conjunto de elementos visuais – textuais e / ou não-textuais – reunidos numa determinada área preponderantemente bidimensional e que resulta exatamente da relação entre esses elementos.”
(pág 30 – 31)
“... design gráfico é uma atividade de ordenação projetual de elementos visuais textuais e não-textuais com fins expressivos para reprodução por meio gráfico, assim como o estudo desta atividade e a análise de sua produção.”
(pág 31) “... para que uma atividade seja considerada de design gráfico, ou um objeto possa ser enquadrado como produto daquela, é preciso que esta metodologia projetual (sintetizada no trinômio problematização, concepção e especificação) seja expressamente considerada – ainda que sem o uso do léxico e do aparelho conceitual próprios desta área de conhecimento e prática (ou seja, ainda que não formalizadamente).
(pág. 34)
“... posso tomar uma aspirina e em dois tempos dar fim a uma terrível dor de cabeça – mas isso não faz com que eu me torne um médico, nem que eu tenha exercido a medicina naquele preciso momento.”
(pág. 38)
“O design gráfico está diretamente ligado ao estabelecimento do valor de troca, ainda que pela via simbólica.”
(pág. 42)
“A noção de design, seja ele gráfico ou de produto, (...) se refere diretamente ao advento da industrialização. Antes dele, essa noção não existia em nenhuma sociedade – justamente porque o design só teve razão de ser a