A ética de Epícuro
CAMPUS INHUMAS
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
A FILOSOFIA DE EPÍCURO SOBRE A ÉTICA
INHUMAS
2014
Ana Carolina Manso
Ana Elisa de Lima Olieira
Hérica Tainara Xavier
Janailson Martins
Mariana Alves Garcia
Matheus Alves de Sousa
A FILOSOFIA DE EPÍCURO SOBRE A ÉTICA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia na primeira série B (1°B) do curso Técnico em Química do Instituto Federal de Goiás.
INHUMAS
2014
PROJETO
A FILOSOFIA DE EPICURO SOBRE A ÉTICA
1.1 Problematização
Como Epícuro trata a questão da ética?
1.2 Hipótese
Segundo Epícuro, nenhuma teoria é válida se não possuir um objetivo moral, o qual não possa ser explicado na vida prática. A finalidade de sua ética consiste em propiciar a felicidade aos homens, de modo que essa possa liberta-los das mazelas que os atormentam, quer advenha de circunstâncias políticas e sociais, quer sejam causadas por motivos religiosos.
1.3 Objetivos
1.3.1 Geral
O objetivo geral do projeto é analisar a ética de Epícuro.
1.3.2 Específico
O objetivo específico do projeto é apresentar o que ele trata a respeito de ética.
1.4 Justificativa
Para Epícuro, a ética está relacionada em saber fazer as escolhas certas, que trazem prazer e felicidade. O contrário, ou uma mal escolha, traz naturalmente dor e tormento. Diante disso, Epícuro também recomenda que o homem virtuoso deva possuir inteligência - ou prudência; raciocínio, que reflete sobre os ponderamentos levantados; autodomínio, que por exemplo, evita o superfulo; e justiça, que dispensa comentários.
1.5 Referencial Teórico
A doutrina de Epícuro surgiu em um momento de insatisfação com a condição das Cidades-Estados gregas. Naquela época a vida social era leviana e marcada pela injustiça.