“Viramos escravos da tecnologia ou não?”
Acadêmicas: Açucena Veleh Rivas; Maria Inês da Silva Viana; Lais Tholken Hoffmann
Atividade de Interpretação Textual – “Viramos escravos da tecnologia ou não?”
1.
São vários os fatores positivos e benefícios advindos do uso da tecnologia. De acordo com o texto pode-se citar, os avanços na forma como trabalhamos e vivemos; a mudança no trabalho proporcionando mais empregos; a diversidade de formas de comunicação e redução de seus custos; a maior eficiência de processos corporativos; o aumento do acesso ao conhecimento; a possibilidade de fazer atividades rapidamente.
2.
São vários os fatores negativos e maléficos advindos da tecnologia. Conforme o texto posso citar, as pessoas com problema de concentração; aos problemas profissionais como deixar de realizar o trabalho para fazer coisas pessoais virtualmente; o desgaste mental; a ansiedade digital; o aumento da insegurança pelas comparações em redes sociais, e assim, a diminuição da autoestima; a dependência; as pessoas que deixam de realizar outras atividades que não envolvam tecnologia; a tentativa de realizar mais de uma atividade no mesmo período de tempo, que pode ser cansativa e não efetiva.
3.
O artigo surgiu a partir da 4ª Edição do Wisdom 2.0 que ocorreu em fevereiro de 2010 em um centro de convenções de São Francisco.
4.
O artigo foi publicado por uma revista brasileira, Você S/A, publicada pela Editora Abril, é voltada para o mercado empresarial e suas matérias são voltadas ao ramo do mercado de trabalho.
5.
A tecnologia nos proporciona diversos entretenimentos, e é o mau uso destes que causa os maiores problemas, portanto a solução é ter consciência da maneira correta de utilizar a tecnologia, de modo que não prejudique ninguém. Organizar suas atividades, separar o profissional do particular e realizar outras atividades que não envolvam tecnologia podem ser ações que diminuam os efeitos negativos da tecnologia.
6.
Tem muitas coisas que precisam ser