“VIDA PARA ALÉM DA MARCELINO PIRES...” PROJETO: CDI COMUNIDADE CRESCER
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
“VIDA PARA ALÉM DA MARCELINO PIRES...”
PROJETO: CDI COMUNIDADE CRESCER
PROF: MARIO SÁ
Março - 2013
Dourados,MS
Historia do CDI
O CDI – Comitê para Democratização da Informática é uma organização não-governamental que foi fundada por Rodrigo Baggio no Rio de Janeiro há 16 anos. Rodrigo, desde os tempos de adolescente, nutria duas grandes paixões: a tecnologia e o trabalho voluntário e a inspiração de uni-las veio de um sonho, que se tornou realidade através do CDI.
O CDI utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e desigualdade e criar novas gerações de empreendedores sociais. Tem uma rede com 753 espaços de atuação chamados “CDIs Comunidade”, que são espaços de aprendizado de informática e cidadania, espalhados por todo o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Essa rede é coordenada e monitorada por 29 escritórios Regionais e Internacionais do CDI, cuja missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo.
CDI Comunidade Crescer
O grupo Corpal tomou conhecimento da ONG através de uma empresa que dá suporte a um projeto deste no estado do Rio de Janeiro e viu ali uma forma para ajudar uma parcela da sociedade douradense, pois na atualidade, com a consolidação da internet e da informática como uma das principais vias de comunicação mundial, conhecer estas tecnologias deixou de ser opção e tornou-se uma forte necessidade, especialmente para se conseguir um emprego. Após contatos, visitas e estudos, optou-se pelo bairro Canaâ IV, que fica próximo a diversos outros bairros populares. Com a ajuda do escritório Regional de Goiânia do CDI, delideranças comunitárias do bairro e após minuciosa escolha de