“Se não pode vencê-los, junte-se a eles” – jogos online e redes sociais no ensino-aprendizagem de língua inglesa
Pesquisadores:
Camilla Maressa Linhares da Silva
Thamires Lima Jerônimo
Professor Orientador:
Luciana de Freitas Bernardo
1. Introdução
O surgimento acelerado e definitivo das novas tecnologias nos dias atuais gera uma presença constante de tais em nossa rotina, na maioria dos locais em que convivemos. Logo, é normal que também esteja no âmbito de ensino-aprendizagem, tanto de forma maléfica, quanto benéfica.
Com o advento dos tablets e smartphones estamos cada vez mais conectados e, por vezes, menos concentrados nos diversos afazeres off-line que devemos realizar diariamente. Assim, os jogos online e as redes sociais configuramse como “inimigos” da escola, com os quais temos que estar sempre disputando a atenção dos alunos.
A escola tenta contra-atacar incluindo plataformas online em seus currículos, tais como os sistemas acadêmicos, páginas de docentes, plataforma moodle e jogos educativos. Essas tentativas, no entanto, não são muito atrativas para os alunos, que não querem dividir o tempo que passam online com essas novas plataformas.
Pretendemos, com essa pesquisa, investigar de que formas esses “inimigos” podem ser utilizados a favor da escola e especialmente do ensino-aprendizagem de língua inglesa.
2. Justificativa e motivação para o desenvolvimento do projeto
Considerando o interesse já existente pelas redes sociais e pelos jogos online do tipo RPG (MMORPG) sugerimos o uso dessas ferramentas online para o ensino de línguas estrangeiras e a comunicação entre professores e alunos. Acreditamos que as redes sociais podem se tornar aliadas da escola de um modo geral, e
especialmente dos professores de língua inglesa no processo de ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras.
A inserção destas ferramentas geraria um interesse maior dos alunos pela matéria, facilitaria o modo de aprendizagem de