“Relações Públicas Marketing, sua complementaridade e importância para as Organizações
Licenciado em Relações Públicas na Universidade de S. Tomé e Príncipe
Novembro de 2014
Trabalho de apresentação do Terceiro Ano do Curso
Tema:
“Relações Públicas Marketing, sua complementaridade e importância para as Organizações
INTRODUÇÃO “Relações Públicas arketing, sua complementaridade e importância para as Organizações”, é o tema deste simplório trabalho de investigação.
Considerando a globalização e os seus efeitos para as organizações, as empresas precisam a cada dia melhorar os seus serviços, o seu relacionamento com o seu público de interesse, os métodos para a publicitação dos seus produtos, conquistar clientes e trabalhar para ganhar o mercado.
As empresas, de maneira geral, precisam relacionar-se com diferentes grupos: consumidores, acionistas, funcionários, sindicatos, instituições financeiras, fornecedores, distribuidores, imprensa económica. Para comunicarem-se eficientemente devem servir-se de técnicas adequadas a cada tipo de público e de mensagem. Dois subsistemas estão disponíveis nesse particular, os quais podem ser acionados por qualquer tipo de organização: o de Marketing, especificamente destinado às comunicações persuasiva e informativa dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e o de Relações Públicas, em apoio às diversas iniciativas desenvolvidas pelas organizações, tanto em nível interno quanto externo, têm-se convertido numa força nada desprezível, integrada no processo de marketing e administrativo, voltando-se principalmente para "um processar de informação, conhecimento e educação, com um fim social" (Cobra, 1987), com o recurso de técnicas que visam conquistar a boa vontade e a cooperação dos vários grupos de públicos com os quais uma organização se relaciona ou de que depende.
Os dois subsistemas, além de proporcionarem mecanismos de comunicação, figuram como suporte administrativo ao executivo, ao empresário e ao empreendimento se complementando.
O objetivo geral deste trabalho