“PROJETO DE SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO”
10684 palavras
43 páginas
- UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍALEXANDRE DE SÁ
GEAN CARLOS DE OLIVEIRA
HILTON RODRIGUES DA SILVA
LUÍS CARLOS DUNCKE
NEI JOÃO DA SILVA
“PROJETO DE SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO”
São José
2009
ALEXANDRE DE SÁ
GEAN CARLOS DE OLIVEIRA
HILTON RODRIGUES DA SILVA
LUÍS CARLOS DUNCKE
NEI JOÃO DA SILVA
“PROJETO DE SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO”
Trabalho apresentado como requisito parcial para Projetos em Gestão de Trânsito, pela Universidade do Vale do Itajaí,Centro de Educação de São José. Orientador: Prof.: Alexandre Moraes Ramos.
São José
2009
1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação
Após levantamento feito, em algumas das principais ruas do Município de Palhoça, constatamos que existem diversas irregularidades em relação à atual legislação de trânsito no que se refere à sinalização viária de orientação de destino. Pudemos observar a carência e falta de padrão da sinalização já existente, em todas as vias pesquisadas, há locais em que, simplesmente, inexiste qualquer tipo de sinalização, e outros locais com deficiência na sinalização, seja pela vida útil ultrapassada dos sinais, seja pela invalidade do sinal utilizado.
Observamos que o trânsito é caracterizado por uma dinâmica que muda, no dia a dia, em função de variáveis nem sempre mensuráveis, tais como: um novo empreendimento em um local que hoje pode ser apenas um local isolado. Para tanto, é requerida a atenção da evolução dessa dinâmica da cidade.
Palhoça faz parte da grande Florianópolis, caracteriza-se como um grande polo atrativo de desenvolvimento, apresentando inúmeras áreas que podem ser exploradas por diversos tipos de investidores para instalar novos empreendimentos.
Nessa dinâmica de crescimento não pode ser deixado de lado à questão do trânsito, onde novos empreendimentos, pólos geradores de tráfego, instalados na cidade significam crescimento populacional e maior números de veículos transitando pelo município.