“Operations Management” Terry Hill – Chapter 2
O autor destaca que as operações influenciam de diversas formas com que os produtos e serviços de um negócio sejam consumidos repetidamente pelo seu público-alvo, e que as estratégias de operações bem definidas em relação ao mercado são fundamentais para o sucesso da empresa a longo prazo. Aponta ainda que uma estratégia de operação deveria dizer o que fazer, como fazer, quando fazer e com que custo fazer, priorizando a organização.
A obra ainda destaca que é importante que as empresas formulem, implementem e monitorem suas estratégias para que seja possível alcançar os objetivos estratégicos traçados. Para isso, é necessário projetar estratégias no nível corporativo, no nível da unidade de negócio e no nível funcional, indo desde o nível mais amplo ao mais específico. O nível corporativo pensa na empresa como um todo sistêmico, o nível da unidade de negocio pensa na organização com varias organizações dento dela com estratégias diferentes, e o nível funcional divide estratégias por funções como: TI, marketing, etc.
É preciso alinhar objetivos operacionais com o que o mercado esta querendo para atingir o sucesso a longo prazo. Nesse sentido, o marketing é a essência para a elaboração das estratégias de operações. A incerteza do mercado é o que nos leva a pensar na estratégia de marketing mais adequada a ser adotada em cada contexto.
Destaque para a estratégia 'Marketing-driving' que identifica o que a empresa tem de melhor e conduz próativamente o mercado a buscar isso, ao contrário do 'Marketing-driven' que indentifica as necessidades do mercado