“Como as emoções afetam na produtividade do funcionário.”
Tema escolhido:
“As emoções na produtividade do funcionário.”
Introdução
Nesse trabalho, mostraremos como as emoções no trabalho afetam na produtividade do funcionário e por consequência no rendimento da empresa. Mostraremos as emoções e fatores que levam a uma baixa autoestima afetando esse trabalhador e, no final faremos uma conclusão com as atitudes que um gestor pode ter para lidar com esse assunto. As emoções tem papel importante em nossas vidas. São dividas em três componentes básicos:
O Cognitivo (pensamentos, crenças e expectativas);
O Fisiológico (aumento da frequência cardíaca e da frequência respiratória etc);
O Comportamental (expressões faciais e posturas corporais).
Todos estes três componentes ocorrem de forma simultânea durante toda uma experiência emocional. A saúde psíquica tem um impacto imenso na saúde física.
O Trabalho e as Emoções
O trabalhador é um ser que tem emoções que são um conjunto de estados que podemos assumir, podendo ser expressados de forma física e psicológica. Estes podem ser, por exemplo: alegria, raiva, medo etc.
As emoções permeiam toda a vida humana, quer na casa, rua e nos escritórios. Elas são um fenômeno humano tão importante que é estudado por quase todas as ciências sejam sociais ou não.
Todas as emoções são variáveis no mundo do trabalho pois depende também da pessoa. Geralmente, quando a pessoa trabalha em algo que realmente gosta é mais difícil ela desenvolver algum problema relacionado a isso. Já quando trabalha em algo só pela questão financeira é bem provável que ela venha a sofrer mais por questões desmotivacionais. No meio organizacional, estresse, desmotivação, crises pessoais e fatores que levam a uma baixa autoestima afetam e muito a produtividade do funcionário.