“Coach Carter – Treino para a Vida``
O filme narra a história real do técnico Carter nascido nos E.U.A (Califórnia) que foi convidado para treinar o time de basquete da escola onde estudou na sua infância, onde a realidade e os conceitos de moral, ética, respeito e exemplos de vida estão totalmente perdidos ou afastados desta comunidade. O mesmo traz conceitos sobre a vida numa perspectiva de lutas, vitórias, dificuldades e obstáculos a serem superados a cada dia, usando como exemplo o time de basquete, os treinamentos e os ensinamentos das vitórias e derrotas das partidas.
Quando iniciou os treinamentos no time, os conceitos de respeito ao próximo, trabalho em equipe, moral estavam completamente perdidos. Isto começa a ser alterado com a chegada do treinador, pois assim que o mesmo chegou já impôs várias regras para quem quisesse realmente continuar treinando no time da escola. Alguns não aceitaram e saíram da equipe. Depois os mesmo retornaram à equipe e tiveram que pagar todo um sacrifício por isso (junto a toda equipe).
Com a chegada do treinador toda essa história foi mudada, pois o mesmo exigia que os jogadores cumprisse uma série de regras, do treinamento, até básicos de respeito ao próximo e ter presenças e notas boas na escola.
O filme mostra como é importante ter limites e, ao mesmo tempo, usar a disciplina para o crescimento intelectual. Quando os jovens jogadores do time de basquete da escola foram submetidos às novas regras do recém-chegado treinador, houve muita polêmica, inclusive para a comunidade em que conviviam, pois todos já tinham internalizado a ideia de que reproduziriam a mesma trajetória de seus familiares, cuja maioria teve um final trágico, ao se envolver com práticas ilícitas, ou foi obrigada a se conformar com subempregos, uma vez que não possuía os conhecimentos necessários para obter melhor projeção social.
Dentro desse conflito de opiniões, a persistência do treinador em relacionar a participação nos jogos de basquete