“Coach Carter - Treino para a vida”
Relatório reflexivo do filme: “Coach Carter - Treino para a vida”
1 - Cite e explique brevemente as três correntes que estudaram o fenômeno da liderança, conforme citado no texto.
As três correntes que estudaram o fenômeno da liderança foram: a teoria dos traços,
Teoria dos Traços (1904 – 1948): Originou-se de pesquisas a respeito de liderança, onde conseguiu isolar cerca de 34 traços de personalidades consideradas como bons líderes. A segunda etapa da história da liderança iniciou-se no pós-guerra, especialmente nos EUA. Nesse momento foram criados inúmeros instrumentos de analise de comportamento em liderança, representados principalmente por pesquisas.
A liderança tem sido também estudada como um processo de interação que envolve trocas sociais. Sob esse aspecto, o líder é visto como alguém que traz um benefício, não só ao grupo em geral, como a cada membro em particular. Em troca, os membros do grupo devolverão ao líder seu reconhecimento e aceitação como forma de lhe conferir a autoridade para dirigir pessoas.
Nas pesquisas sobre traços de personalidade surgem Stogdil e Mann. Lewin, Fleshman, Coons, Likert e outros conhecidos, como os pesquisadores dos grupos das Universidades de Ohio e Michigan, foram os principais responsáveis pelas investigações feitas em tomo dos estilos de liderança.
McClellan e Minner investigaram a motivação para a liderança. Todos eles são reconhecidamente considerados como os responsáveis pelos primeiros passos rumo à sistematização do estudo em liderança, que ficou subentendido que esses pesquisadores pretendiam como que destilar a essência da liderança para encontrar aquilo que pudesse distinguir os líderes como pessoas especiais, diferentes, portanto, do restante dos mortais.
Teorias Situacionais: Possuem como principal foco de interesse o estudo do comportamento contingente em liderança. De maneira um pouco mais complexa, a principal preocupação desse novo grupo de estudos será