historia da criação do windows e da microsoft
Antes da chegada da interface gráfica, os softwares eram bem diferentes, o uso dos computadores era feitos a partir de comandos de texto, o que era difícil para quem não tinha conhecimento na linguagem de programação. Não havia janelas, papeis de parede, efeitos e ou sequer o mouse, a interatividade com o usuário era zero. A Microsoft Iniciou em 1981, o desenvolvimento de um gerenciador de interface (o Windows), que foi feito em cima do sistema do computador lisa, da Apple. Na qual possuía janelas que exibiam informações e a respostas dos usuários era dada através do comando do teclado um simples click do mouse.
O primeiro Windows que era uma junção do sistema operacional MS-DOS com interface gráfica, foi lançado em 20 de novembro de 1985, não foi um grande sucesso comparado as seus sucessores, devido à limitação do hardware da época. Para executa-lo, era preciso ter um computador com 256kb de memoria, duas unidades de disquete dupla face e uma placa de adaptador gráfico. Mesmo sendo bastante limitado, trouxe muitas coisas importantes, como relógio, calendário, paint e além da possibilidade de rodar programas em múltiplas janelas simultaneamente.
Dois anos depois o Windows 1.0 foi substituído, por uma versão que mesmo sendo muito semelhante trazia inovações. O Windows 2.0 veio com novos recursos como o painel de controle, a sobreposição de janelas que também podiam ser minimizadas e maximizadas.
Na década de 90, foi lançado o Windows 3. 0 o primeiro grande sucesso Windows. Foi o primeiro a usar o sistema gráfico, mais ainda com o auxilio do Ms-dos, com isso o sistema se tornando mais pratico. Como a partir dessa versão apareceram muitos desenvolvedores que passaram a suportar a plataforma, o numero de programas disponíveis aumentou, consequentemente as vendas disparam, então o Windows se tornou padrão nos computadores domésticos.
Algum tempo depois foi lançado o Windows 3.1, com algumas melhorias, também fez grande