História da Microsoft, Evolução do windows
Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse em comum: computadores. Em 1975, os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia, a princípio, desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. Em 1977 é lançado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M.
Início: Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates, cofundadores da Microsoft.
Em 1980 Steve Ballmer se junta à companhia. Steve Ballmer estudou com Bill Gates em Harvard e, dentro da Microsoft, assumiu os cargos administrativos do setor financeiro da empresa. Após processos por monopólio na indústria de software e pela autoria dos programas, Gates deixou o cargo de presidente da companhia para repassá-lo a Ballmer. A entrada de um novo CEO representou um marco na história da empresa: o investimento no mercado de games.
Em 1980 a IBM planeja lançar seu computador pessoal com o sistema CP/M, mas as negociações com a Digital Research falham e a IBM procura a Microsoft para desenvolver seu sistema operacional. Sem ter um sistema para entregar, a Microsoft acerta um contrato não exclusivo de licenciamento com a IBM e procura a Seattle Computers para comprar seu sistema Q-DOS. Em 1982 a Microsoft começa a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lança o Microsoft COBOL e a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS (Sistema Operacional em Disco da Microsoft). No ano seguinte anuncia o Microsoft Word e o Microsoft Windows. Em 1985 a Microsoft e a IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operacional, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0 por 100 dólares. Em 1987 a Microsoft compra o programa de apresentações PowerPoint e lança a planilha eletrônica Excel.