Microsoft
1. Introdução
A Microsoft é responsável pelas maiores revoluções da indústria de tecnologia com a massificação de softwares em centenas de milhões de computadores e é para essa empresa que devemos agradecer por todas as facilidades que temos hoje em dia. Em meados dos anos 70 dois jovens amigos de infância e entusiastas da informática, Bill Gates e Paul Allen, veem na informática pessoal um caminho para o futuro. Em 1975, os mesmos formam uma parceria chamada Microsoft, derivada das palavras Microcomputadores e Software, que começa como uma pequena empresa, mas com uma enorme visão.
2. A história
Tudo começou com o lançamento do Altair 8800 (pesquisar o que é isso!). Gates e Allen convictos de que o microcomputador seria uma ferramenta indispensável em um futuro muito próximo, abandonaram a Universidade de Harvard, se mudaram para a cidade de Albuquerque e fundaram uma empresa com o objetivo de vender interpretadores da linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da MITS. A proposta da nova empresa era que tivessem um computador em cada casa e cada mesa de trabalho.
No ano seguinte o nome MICROSOFT foi registrado oficialmente como marca. Neste período ocorreu o lançamento do Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M (o que é isso?). Em 1978 já estabelecia seu primeiro escritório internacional no Japão, encerrando o ano com vendas superiores a US$ 1 milhão. A partir deste momento a MICROSOFT começaria a mudar milhões de vidas com lançamentos de produtos revolucionários como o MS-DOS 1.0 (Microsoft Disk Operating System - Sistema operacional em disco).
2.1. MS-DOS
Introduzido no mercado quando a IBM lançou seu computador pessoal com sistema operacional de 16 bits e se comprometeu a usar exclusivamente o programa da MICROSOFT. Com a força da IBM por trás, o MS-DOS se tornou em poucos anos a plataforma padrão da indústria de computadores pessoais. Em 1982 a empresa, além de começar a desenvolver aplicações para