microsoft
Estudante da conceituada Universidade de Harvard desde 1973, Bill Gates - que já javia mexido em computadores quando tinha apenas 13 anos - abandonou os estudos dois anos depois. Ele preferia jogar poker e fundar um negócio próprio ao lado de Paul Allen, que havia largado a Washington State University para ganhar dinheiro com programação. O primeiro trabalho que a dupla conseguiu foi o de elaborar uma linguagem BASIC para o Altair 8800.
A Microsoft só decolou quando adquiriu o sistema MS-DOS, de Tim Paterson, para ser implantado em um Intel 8086. A empresa encontrou seu meio de sobrevivência com software licenciando o DOS por US$ 75 mil. O sistema se tornou base do Windows, outro sistema operacional baseado na interface de janelas criado pela Xerox.
Até os dias atuais, em 2013, mais de 85% do mercado de computadores conta com o sistema Windows em suas diversas versões, de acordo com dados da Global Stats. Na década de 1990, com a pouca participação dos computadores tipo Mac, da Apple, e a ascensão gradual do Linux, a Microsoft tinha mais de 90% do mercado de software através de licenciamentos. O segredo do crescimento da empresa de Gates foi investir tanto em sistemas fechados, como o do Macintosh e os PCs da IBM, criados em meados dos anos 80.
HISTORIA
Estudante da conceituada Universidade de Harvard desde 1973, Bill Gates - que já havia mexido em computadores quando tinha apenas 13 anos - abandonou os estudos dois anos depois. Ele preferia jogar poker e fundar um negócio próprio ao lado de Paul Allen, que havia largado a Washington State University para ganhar dinheiro com programação. O primeiro trabalho que a dupla conseguiu foi o de elaborar uma linguagem BASIC para o Altair 8800.
Toda a sua riqueza surgiu não com o trabalho em BASIC, mas da outra necessidade da IBM: o sistema operacional de seu PC. A partir daí, Gates começou a insistir em fechar um contrato. Aproximou-se de outra empresa de softwares, A