“Belle Epoque”
LARISSA CABRAL REIS LAMÔNICA
DEVANEIOS DA “BELLE EPOQUE”
Campos dos Goytacazes – RJ
2011
Resumo
Neste trabalho apresentamos um breve apanhado sobre o desenvolvimento da cidade de Campos dos Goytacazes. Com objetivo de discutir a pouca valorização do patrimônio histórico e artístico, da mesma. Com isso, fazemos indagações e provocações sobre as perdas patrimoniais e culturais dos cidadãos campistas.
Questionamos os investimentos e não investimentos em turismo, cultura e preservação. A fim de gerar reflexões e interesse sobre o patrimônio local.
Palavras chave: Desenvolvimento da cidade, Patrimônio histórico e artístico, cultura e preservação
Abstract
In Campos dos Goytacazes. With the objective to discuss the little appreciation of the historical and artistic heritage, of the same. With this in mind, we inquiries and provocations on the property losses and citizens' cultural campers. We Are Questioning the investments and not investment in tourism, culture and preservation. In order to generate ideas and interest on the local heritage.
Key Words: Development of the city, historical and artistic heritage, culture and preservation
Introdução
A cidade de Campos dos Goytacazes é um importante pólo comercial e teve papel de destaque durante o ciclo do açúcar, fazendo com que a cidade passasse por diversas intervenções territoriais e um período de embelezamento urbano, ao longo do século XIX. Tais intervenções proporcionaram um “acervo cultural” para a cidade, que infelizmente vem sendo esquecido e perdido. A sociedade campista é carente de uma cultura de preservação e com isso não zela por seus patrimônios, tão diversos e que remetem a uma importante época da história da cidade.
Campos é uma cidade de grande extensão territorial e possui vários imóveis históricos abandonados e deteriorados. Seria fácil arrumar uma função para esses espaços, pois os moradores necessitam de