‘’Administração de marketing’’ kotler, philip 12ª edição
Resumo dos Capítulos 8 e 10
Do livro ‘’Administração de Marketing’’ Kotler, Philip 12ª Edição
Capítulo 8 - Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo:
Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado a que poderá atender com eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica. Às vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos.
Para competir com mais eficácia, muitas empresas estão optando pelo marketing de mercado-alvo. Em vez de dispersar seus esforços de marketing, elas concentram sua atenção nos compradores que têm maior chance de atender bem.
Um marketing de mercado-alvo eficaz exige que os profissionais de marketing:
1. Identifiquem e tracem o perfil de grupos distintos de compradores que diferem em suas necessidades e preferências.
2. Selecionem um ou mais segmentos nos quais interesse a empresa ingressar.
3. Para cada segmento, determinem e divulguem os principais benefícios que diferenciam os produtos da empresa.
Níveis de segmentação de mercado
O ponto de partida de qualquer discussão é sobre segmentação é o marketing de massa. No marketing de massa, o vendedor se dedica a produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. O argumento do mercado de marketing é que ele cria um mercado potencial maior, o que gera custos mais baixos, que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas. No entanto, muitos ressaltam que está havendo uma fragmentação crescente no mercado, o que dificulta o