é nois
aLEMANHA
A Alemanha não é um lugar com muito sol, mas ainda assim é líder mundial em energia SOLAR, o que demonstra que não é necessário estar no meio do deserto do Saara para gerar muita energia limpa a partir da radiação SOLAR. Em julho de 2013, estabeleceu um novo recorde mundial, ao produzir 5,1 Terawatts-hora (TWh), um volume tão alto que deixa os EUA muito atrás, com seu recorde de 0,764 TWh em maio de 2013 (não temos dados mais recentes que estes). A única coisa que chega perto é outro registro SOLAR, também na Alemanha, e recorde mundial de energia eólica de 5 TWh em janeiro no início deste ano.
A Plataforma Econômica Internacional para as Energias Renováveis (IWR) informou num comunicado de imprensa que as estações de energia SOLAR na Alemanha na sexta-feira produziram em períodos de pico até 22 mil megawatts.
“Não há atualmente nenhum outro país do mundo cujos SISTEMAS solares [estejam] produzindo eletricidade com uma capacidade de mais de 20 mil kilowatt”, disse Norbert Allnoch, diretor da IWR.
A energia produzida neste dia ensolarado ao meio-dia é equivalente a mais de 20 centrais nucleares, segundo o instituto.
No ano passado, em reação ao desastre de Fukushima, o governo alemão decidiu banir a energia nuclear ao longo de 11 anos enquanto encerrava imediatamente suas sete usinas nucleares mais antigas.
Um estudo do governo mostrou que as energias renováveis poderiam fornecer mais de 30% das necessidades de eletricidade na Alemanha, praticamente substituindo toda a energia nuclear. Uma lei de 2000 garante taxas fixas aos produtores resultando num crescimento rápido das energias renováveis na Alemanha nas últimas décadas.
Itália
Segundo relatório da Joint Research Centre da Comissão Europeia, a Itália é o segundo país do continente na geração de energia SOLAR por ano, em 2011 o país gerou cerca de 12,8 Gigawatts no total, ficando atrás apenas da Alemanha.
A Itália foi o quarto país que mais