,;ç;,ç~hh
1- As células procariotas caracterizam-se pela pobreza de membranas, que nelas quase se reduzem à membrana plasmática. Os seres vivos que têm células procariotas compreendem as bactérias e as cianofíceas ou algas azuis.
MÉTODOS DE ESTUDO
4- Microscopia Optica = é utilizada para a visualização de células bacterianas, carboidratos ( como o da batata por exemplo, além de outros); e várias outras células. Esse tipo de microscopia utiliza a luz.
*Microscopia Eletrônica = é usada para a visualização dos vírus, por exemplo, que são muito pequenos. Esse tipo de microscopia utiliza feixes de elétrons.
6- fixação dos tecidos, desidratação, inclusão, microtomia (corte em fatias finas), coloração e montagem de lâminas. Essas etapas serão descritas adiante. A fixação paralisa o metabolismo celular e preserva as estruturas do tecido para os tratamentos posteriores. A fixação evita a autólise celular, impede a proliferação de microorganismos, leva ao endurecimento do tecido para que resista ao tratamentos posteriores. O fixador deve causar o mínimo de dano ao tecido e produzir o mínimo de artefatos. A escolha adequada da solução fixadora irá variar de acordo com o material que irá ser usado para a inclusão. A solução de glutaraldeído 2,5% em tampão fosfato 0,1M, pH 7,4 ou a solução “formalina neutra tamponada” (NBF) são comumente usadas. Os fixadores preservam a estrutura dos tecidos ao interagirem com os grupos aminos das proteínas, através de pontes de hidrogênio. O glutaraldeído possui dois grupos aldeídos um em cada extremidade de sua estrutura molecular que podem estabelecer pontes de hidrogênio entre as proteínas. As moléculas de formaldeído, no entanto, possuem apenas um grupamento aldeído, sendo um fixador menos eficiente para alguns tipos de proteínas. O processo consiste inicialmente na retirada da circulação sanguínea através de lavagem feita com uma solução salina de pH neutro. Posteriormente, processa-se então a fixação através da