miella
Mirella Menegatti N° 23
Caroll Campos N° 07
Thayna dos Santos N° 32
Pedro Martinez N° 26
Trabalho de Química
Urânio e Polônio
Idalina Macedo Costa Sodré
São Caetano
2013
A água é o líquido mais importante que existe na
Terra. Ela cobre quase 75 por cento da superfície do planeta, na forma de oceanos, rios e lagos.
Todas as plantas e todos os animais precisam de água para sobreviver. Além de bebê-la, as pessoas usam a água para muitos outros fins, como lavar e cozinhar, ou para irrigar campos e plantações. A água também é utilizada em sistemas de ar-condicionado e de aquecimento. A força da água corrente é empregada para produzir eletricidade.
A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.
É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água.
Embora pequenas quantidades de água pareçam transparentes a olho nu, a água é um composto químico de coloração levemente azulada. Ao contrário da ideia popular, a água possui uma cor intrínseca que se deve ao espectro seletivo de absorção da luz
Água no universo
Grande parte da água do universo pode ser um subproduto de formação estelar. O nascimento das estrelas é acompanhado por um forte vento de gás e poeira. Quando esse fluxo de material impacta o gás circundante, as ondas de choque que são criadas comprimem e aquecem o gás, produzindo água.
A água tem sido detectada em nebulosas na nossa galáxia, a Via Láctea. Provavelmente existe água em abundância em outras galáxias porque os seus elementos, hidrogênio e oxigênio, estão entre os mais abundantes no universo. Por vezes, nuvens interestelares condensam em nébulas solares e sistema solares como o nosso.
Água e os seres vivos
Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Os humanos consomem "água de beber"