Ópera de arame
Inaugurada pelo prefeito Jaime Lerner, em 19 de março de 1992, a Ópera de Arame foi construída em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada, no Bairro Pilarzinho de Curitiba - PR. Teve o projeto assinado pelo arquiteto Domingos Bongestabs. Com 1.648 lugares ocupa uma área de quatro mil metros quadrados.
O acesso à Ópera se faz por uma passarela elevada sobre o lago. Integrada totalmente à paisagem por meio de sua construção em vidro e tubos de aço, de formato circular, lembra a fragilidade de uma construção em arame. Parcialmente circundada por um lago artificial, com cascata d’água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha. O local é circundado por paredões de rocha e a cobertura do teatro é em policarbonato translúcido, harmonizando integralmente a obra com a natureza do local.
A Ópera de Arame já abrigou apresentações de grandes artistas, entre eles Tom Jobim, Chico Buarque, Marina Lima, Djavan, Baby do Brasil, Ivan Lins, Moraes Moreira e Agnaldo Rayol.
"Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare, com o Grupo Ornitorrinco e direção de Cacá Rosset, foi o espetáculo de estreia, abrindo o 1º Festival de Teatro de Curitiba.
Foi palco, em 4 de abril de 1993, da festa dos 300 anos de Curitiba com o concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 2006, ocorreu o Festival de Dança de Curitiba no qual quatro mil crianças dançaram o tema Diversidade em Movimento. Em 2012, teve a gravação do DVD acústico da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.
A construção é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba e um dos principais pontos turísticos da cidade, gerando turismo e entretenimento para