Opera de arame
Inaugurada pelo prefeito Jaime Lerner, em 19 de março de 1992, a Ópera de Arame foi construída em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada, no Bairro Pilarzinho. "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare, com o Grupo Ornitorrinco e direção de Cacá Rosset, foi o espetáculo de estréia, abrindo o 1º Festival de Teatro de Curitiba. Espaço cultural que abriga as mais variadas manifestações artísticas, a Ópera de Arame está integrada à paisagem por meio de sua construção em vidro e tubos de aço, com lago, cascata d’água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha. Concebida pelo prefeito Jaime Lerner, teve o projeto assinado pelo arquiteto Domingos Bongestabs.
O auditório com 1.648 lugares ocupa uma área de quatro mil metros quadrados. A Óperade Arame é um espaço para espetáculos de qualquer natureza, construída na cratera de uma pedreira desativada, a qual, foi transformada em parque. pela prefeitura municipal de Curitiba. Ocupa uma área de 4.000 metros quadrados.
A implantação da obra assumiu a diretriz de não interferir com a paisagem bastante característica do parque, integrando-aao espaçoe utilizando as potencialidades disponíveis. A cobertura do teatro de policarbonato, harmoniza-se integralmente com o contexto natural do local circundado por paredões de rocha. O acesso à Ópera se faz por uma passarela elevada sobre o lago. O projeto da Ópera é do arquiteto Domingos Bongestabs.
http://www.teatrosdecuritiba.com/teatros/opera/hist.htm
É um dos principais cartões postais de Curitiba. Inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski. A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto