Óleo de Lorenzo
ENFERMAGEM
Alessandra de Oliveira
Rio de Janeiro
2014.1
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENFERMAGEM
RELATÓRIO DO FILME: ÓLEO DE LORENZO
Rio de Janeiro
2014.1
1. COMUNICAÇÃO VERBAL
No filme Óleo de Lorenzo, processo de comunicação verbal se encontra em todas as cenas, na utilização de palavras e símbolos. Pois a comunicação é expressa de forma voluntária, eles expõem seus pensamentos na fala, estrita e atitudes.
A palavra comunicação vem do latim “commnunicare” que significa pôr em comum. O processo de comunicação pode ocorrer de duas formas: verbal e não verbal.
A comunicação verbal conforme citado no parágrafo anterior e a não verbal, engloba gestos, comportamento do corpo etc. O filme apresenta cenas em que podemos ressaltar tais comunicações.
Exemplo:
Na escola na África quando ainda é uma criança normal.
Em casa com seus pais.
2. COMUNICAÇÃO NÃO – VERBAL
É a comunicação que é feita com sinais não – verbais, envolve os gestos, expressão facial, os movimentos do corpo. Possui significados diversos em cada cultura, pois ela transmite crenças e valores comuns a determinada comunicação e população.
3. DEFINIÇÃO E CONCEITOS:
Proxêmica
Cinésica
Tacêsica
Paralinguagem
3.1 PROXÊMICA
Estuda o uso humano de espaço para fins de comunicação. Estão envolvidos aspectos de proximidade conscientes ou não de outra pessoa, de orientação e de territorialidade. Algumas cenas citadas abaixo retrata bem a proxêmica.
1. Quando Lorenzo no convívio na escola com os colegas começa a invadir o espaço físico, estruindo as coisas. Colegas e professores se sentem invadidos com aquela situação.
2. Professoras querem colocar Lorenzo em uma classe de alunos especiais, onde sua mãe demonstra-se incomodada com a situação e não permiti.
3. Quando os pais recebem a notícia do médico que Lorenzo está doente com ALD, eles demonstram se sentir