Índices e Otimizador SQLServer
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de esclarecer o funcionamento e utilização dos índices em bancos de dados SQLServer, suas aplicatibilidades, tipos utilizados e recursos para pesquisas em textos longos, bem como abordagem em relação ao funcionamento do otimizador de performance, técnicas de otimizalçao, funcionamento do plano de execução, entre outros pontos. Palavras Chave: SQLServer, Índices, Otimizador.
Índices
O SQL Server possui dois tipos de índices, os índices Clusterizados e os índices Não
Clusterizados.
Os índices são criados automaticamente quando as restrições PRIMARY KEY e
UNIQUE são definidas em colunas de tabelas. Por exemplo, ao criar uma tabela e identificar determinada coluna como a chave primária, o Mecanismo de Banco de Dados cria automaticamente uma restrição PRIMARY KEY e o índice nessa coluna.
Um índice é uma estrutura em disco associada a uma tabela ou exibição, que agiliza a recuperação das linhas de uma tabela ou exibição. Um índice contém chaves criadas de uma ou mais colunas da tabela ou exibição. Essas chaves são armazenadas em uma estrutura
(árvore B) que habilita o SQL Server a localizar a linha ou as linhas associadas aos valores de chave de forma rápida e eficaz.
Índices clusterizados
Em um índice clusterizado o leaflevel (última camada de índice) é a página atual, porque os dados são fisicamente ordenados de forma ascendente, por isto é possível apenas um índice clusterizado por tabela. A ordenação tanto fisicamente dos dados como a do índice é a mesma.
Os índices cluster são bastante usados em colunas muito acessadas por range de valores, ou acessadas por ordenações, ao criar um índice clusterizado tenha em mente:
●
A chave "Key value" são únicas e por isto ao criar este índice automáticamente é criado um UNIQUE
●