Sistemas operacionais
Quando temos um banco de dados (seja ele Informix, Oracle, SqlServer, MySql, Postgre, DB2, Sybase ou outro) que está apresentando lentidão não proporcional a carga do sistema (usuários, dados) e capacidade de processamento do hardware (CPU, memória e I/O de disco) o trabalho de identificar a causa desta lentidão é algo que considero um trabalho de detetive. Resolver esta lentidão já é um outro problema pois você poderá depender de terceiros.
Neste artigo não tenho como passar todas as técnicas e detalhes de como realizar este trabalho, mas irei passar algo como um checklist do que você deve verificar.
Quando posso considerar que tenho um problema de performance?
Primeiramente, é preciso identificar qual das opções abaixo é a sua situação:
1. Se você já tem um ambiente em funcionamento que performa de modo satisfatório para o seu negócio e de um certo momento em diante ele passa sofrer de lentidão, sendo que não houve modificações em sua infra-estrutura e software.
2. Seu ambiente já se encontra em funcionamento e houve uma mudança de infra-estrutura
3. Seu ambiente é novo e não performa conforme sua espectativa.
Conforme o seu caso, você já poderá ter suspeitos da origem da lentidão.
Dependências
Para certas situações será necessário acesso como administrador/root na maquina, portanto dependendo de quem seja a pessoa que tenha este acesso e o nível de segurança aplicada ao ambiente você terá de entrar em contato com o responsável.
Para identificar alguns itens no nivel de Sistema Operacional talvez precise de utilitários que não tenha instalado no sistema, então terá que conversar com o administrador para resolver a situação.
Também será necessário o levantamento de informações com as pessoas/gestores responsáveis pela infra-estrutura e softwares utilizados.
Linha de pensamento
Para situações onde acredita que não está utilizado seus recursos de hardware do modo mais completo possível,