Índices Financeiros no mercado calçadista
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Administração Financeira
Antônio Célio Peres Dias Júnior
Luiz Eduardo
Lucas Brinati Batista
Pedro Henrique Gurgel Fernandes
Tiago Lira Castelo Branco
ANÁLISE FINANCEIRA DE EMPRESAS ATRAVÉS DE INDICADORES
Fortaleza
2015
Introdução
A concorrência no mercado neoliberal está cada vez mais acirrada, com aumento substancial da competitividade tanto em termos quantitativos quanto em qualitativos, o que gera a necessidade de que as empresas sempre busquem se aperfeiçoar não somente quanto à qualidade de seus produtos e serviços, mas também quanto à eficiência do gerenciamento de suas estratégias e, principalmente, de seus recursos.
Outro aspecto que ameaça as organizações atualmente é a instabilidade do mercado financeiro, que frequentemente sofre com crises que se disseminam de forma rápida e ampla. Isto gera a desconfiança das pessoas em investir neste mercado, o que dificulta a arrecadação de recursos para investimento na operação organizacional. Por isso o controle, a compreensão e o planejamento assertivo dos recursos de qualquer empresa situada em qualquer setor deve ter atenção redobrada. Tais aspectos de análise financeira são obtidos a partir da utilização de índices de liquidez, de endividamento e de rentabilidade, que buscam gerar mais insumos e segurança para planejamento da empresa e decisões mais assertivas ao ilustrar a situação atual e futura da empresa.
Metodologia
Para exemplificação da aplicação e da importância da utilização dos índices de gerenciamento financeiro nas empresas, foram escolhidas as empresas Vulcabrás/Azaleia S.A. e Grendene S.A., ambas do setor calçadista, para apuração dos respectivos índices abordados neste artigo.
Estas empresas foram selecionadas por apresentarem situações diferentes no período abordado, com a Vulcabrás/Azaleia S.A. apresentando reestruturando-se a partir de uma recolocação no mercado enquanto que do outro lado a Grendene