mercado
MODELO ESTRUTURA-CONDUTA-DESEMPENHO
Herton Castiglioni Lopes∗
RESUMO: O trabalho tem como objetivo realizar um estudo do setor calçadista do Vale dos
Sinos/RS a partir do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D). Para isso, foram utilizadas informações de fonte secundária, como publicações sobre o assunto, e dados primários, referentes à aplicação de questionários às empresas da região do Vale dos Sinos/RS cadastradas na Abicalçados.
Quanto à estrutura, observou-se queda no grau de concentração da indústria no estado. Já nas empresas do Vale dos Sinos/RS constataram-se baixas barreiras à entrada, mas com necessidade de grandes investimentos e uma alta escala produtiva para que as firmas possam concorrer no mercado.
É uma indústria diversificada, com baixa ocorrência de integração vertical e com produtos diferenciados, mas em que as estratégias de redução de custos tem sido prioridade para os empresários. Observaram-se significativos esforços por parte das empresas no sentido de melhorar o desempenho de mercado, altamente prejudicado devido às políticas macroeconômicas e ao ambiente concorrencial que se formou nos últimos anos. O destaque fica por conta dos gastos em
P&D, dos investimentos em tecnologia e das fusões e aquisições (para obter maior escala de produção). Por outro lado, o setor ainda despende pouca atenção aos investimentos em propaganda.
Palavras-Chave: Estrutura-Conduta-Desempenho; Indústria Calçadista, Vale dos Sinos/RS.
ABSTRACT: This paper aims to do a study on the footwear sector in Vale dos Sinos/RS from the
Structure-Conduct-Performance (S-C-P) model. We used information from secondary sources, such as publications on the topic, and from primary sources, i.e, the application of questionnaires to companies in the region of Vale dos Sinos/RS which are registered at Abicalçados. Concerning the structure, we observed a decrease in the level of the concentration