Índices de Rentabilidade - Análise de Artigos
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA A
Índices de Rentabilidade
Aluno: Eduardo Gomes
Referência: CERETTA, P, S; NIEDERAUER, C. A. P. Rentabilidade e Eficiência no Setor Bancário Brasileiro. Scielo. RAC, v. 5, n. 3, Set./Dez. 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v5n3/v5n3a02.pdf >. Acessado em: 30/12/2012.
Objetivo: O objetivo do artigo é o de verificar o nível de competição no setor bancário brasileiro, e ainda, de investigar o desempenho comparativo entre os mesmos.
Estrutura do Artigo: Resumo, Introdução, Análise de desempenho técnico em instituições bancárias, Índices financeiros, Análise de regressão, Fronteira estocástica, Análise por envoltória de dados, Metodologia, Modelo de eficiência operacional, Modelo de rentabilidade, Análise integrada, Resultados obtidos, Conclusão, Referências bibliográficas, Apêndice.
Metodologia: Os dados foram obtidos no Banco Central do Brasil, através dos relatórios publicados, periodicamente, com as informações do setor bancário. Foram coletados dados para 144 conglomerados financeiros sobre o ativo circulante, exigibilidade, patrimônio líquido, receita total e resultado do semestre, relacionados ao segundo semestre de 1999. Como alternativa para isolar possíveis efeitos relacionados ao porte, os conglomerados foram agrupados nas categorias grandes, médios e pequenos, cada uma com, respectivamente, 16, 50 e 78 bancos. Os bancos foram agrupados em três categorias: grande, médio e pequeno porte. Foi utilizada a abordagem da matriz BCG para enquadrar os diversos indicadores de eficiência operacional e de rentabilidade.
Conclusões: Resumidamente, os resultados sugerem que os bancos de grande porte são os de melhor desempenho e os de pequeno porte os de pior desempenho. Ainda, afirma que o mercado caminha para um número menor de instituições bancárias, mas de grande porte.
Contribuição na aprendizagem: O artigo contribui para como aplicar o índice de rentabilidade em pesquisas.