TODOS
Amigo, se você realmente deseja ser aprovado em concurso público, precisa se espelhar no exemplo dos melhores. Refiro-me aos campeões, àqueles que conquistaram o primeiro lugar das principais seleções do país, e não por acaso, mas porque se prepararam melhor, porque se dedicaram aos estudos mais do que os outros e, no fim, foram recompensados com o sucesso no concurso que escolheram. No artigo desta semana vou falar de pesquisa que revelou o segredo desses campeões para vencer os desafios das bancas examinadoras, algo que vocês também podem fazer. Basta querer de verdade.
A pesquisa a que me refiro foi desenvolvida entre nossos alunos. Ouvimos os dez mais bem-classificados nos principais concursos de nível nacional, a fim de conhecer o perfil e os atributos que os levaram até o topo da classificação. Para começar, um dado sobre a faixa etária dos nossos entrevistados: 78% deles têm entre 17 e 29 anos, e os 22% restantes contam entre 30 e 47 anos de idade. Isso prova a forte inclinação que os jovens têm em buscar a carreira pública como a melhor opção profissional para uma vida confortável. Mais um indício da força de vontade deles é a constatação de que 84% têm formação superior, contra apenas 16% de portadores exclusivamente de diploma de nível médio.
Mas analisemos outros pontos dos mais importantes dessa pesquisa, relacionados aos métodos de estudo que os bem-sucedidos concurseiros desenvolveram durante a preparação. Comecemos pelo tempo de estudo: 62% dos entrevistados estudaram entre 4 e 6 horas por dia – aí incluso o tempo em sala de aula –; os outros 38% dedicaram-se acima de 6 horas diárias, chegando a até 12 horas de intenso estudo. Isso indica que o sucesso desejado por todos só é possível com grande dedicação às aulas e aos estudos em casa ou em qualquer outro lugar, sempre que houver tempo.
O importante, além disso, é saber administrar esse tempo e não perder nem um segundo com distrações e lazer.