Índice de massa corporal
1. Justificativa O preguiçoso, segundo o senso comum, é aquele indivíduo que possui aversão a quaisquer atividades que mobilizem esforço físico ou mental de modo que lhe seja conveniente administrar sua vida a fins que não envolva qualquer um desses esforços. Embora associarmos a preguiça aos seres humanos, ela não é estritamente deste, podendo se abrangir a qualquer animal, muitas vezes, na natureza, sendo uma forma para preservar energia por longos periodos. Contudo, a preguiça pode ser combatida tendo motivações fisiológicas ou psicológicas que iremos tratar neste trabalho de objetivo: “Melhorar a qualidade de vida por meio de atividades físicas” onde utilizaremos os dados fornecidos pelo professor para propor uma rotina de treino de condicionamento físico apta aos nossos corpos, respeitando o IMC e a frequência cardíaca.
2. Índice de Massa Corporal O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se um indivíduo está no peso ideal, desenvolvida pelo polímata Lambert Quételet no final do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros, como se pode ver da figura a seguir:
O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:
Situação
IMC em adultos abaixo do peso ideal abaixo de 18,5 no peso ideal entre 18,5 e 25 acima do peso ideal entre 25 e 30 obeso acima de 30
2.1 IMC da dupla X: Altura ==> 1,74 m Peso ==> 58 kg IMC ==> 19,16 Situação ==> No peso ideal
Y: Altura ==> 1,68 m Peso ==> 60 kg IMC ==> 21,25 Situação ==> No peso ideal
3. Adequação do tipo de resistência Exercício físico é qualquer