Materiais reciclaveis
O tijolo ecológico é feito de uma mistura de 95% de terra e 5% de cimento, compactados em prensa hidráulica, curados com água (evita queima de arvores), atingido excelente resistência final .
Cimento
Um grupo de 20 pesquisadores da USP criou um novo tipo de cimento, cuja fórmula reduz pela metade a emissão de dióxido de carbono em sua produção. A alternativa criada pelos brasileiros pode ser decisiva para métodos de construção mais sustentáveis nos próximos anos.
Ao substituir o clínquer, – mistura de argila e calcário – o material de construção sustentável dispensou 95% das emissões de carbono emitidas para produzir o cimento convencional, que também tem um gasto de energia 80% maior do que a versão ecológica.
Telha Ecológica
Podendo ser fabricadas com fibras naturais ou de materiais reciclados, atelha ecológica tem apresentado diversas vantagens comparadas com as tradicionais de amianto. Exemplos disso são a proteção contra os raios UV, maior capacidade de isolamento térmico, fácil instalação e maior preservação da cor do produto, além, é claro, da sua característica de ser ecologicamente correta.
No caso da Onduline, o processo de fabricação ocorre com a impregnação de fibras vegetais em betume, ou seja, não são usados componentes que possam agredir o meio ambiente. Ao escolher atelha ecológica, é fundamental ter atenção não somente ao que se refere ao material utilizado quanto ao processo como um todo. É importante saber o consumo de energia envolvido, se ocorre o reuso da água, o consumo no transporte, entre outras informações.
Conheçam um pouco mais sobre a telha Onduline.
Entre as vantagens de se adquirir uma telha ecológica, podemos destacar a redução de mão de obra para a construção, telhas mais leves, além de favorecer a construção verde, é claro. Com isso, é possível garantir uma maior preservação do planeta, proteger ainda mais sua casa e ainda deixá-la linda, já que é possível obter telhas ecológicas em diversas cores e com design