Materiais Reciclaveis
1 - Definição
Materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas.
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características.
2 - Os 3Rs da Reciclagem
Reduzir — O primeiro passo a ser seguido para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir a quantidade de lixo e resíduos gerados.
Muitas vezes são feitas compras de produtos, quaisquer que sejam, e estes estão envoltos com bastantes embalagens, que no final acabam por ser jogadas fora sem poder ao menos ser reutilizadas, ou até mesmos quando se compram produtos com embalagens que não podem ser recicladas, como por exemplo o isopor. Existe um termo que pode descrever uma forma de reduzir a compra destes utensílios com materiais que não podem ser reciclados, este termo é a “pré-reciclagem” que nada mais é que a seleção de produtos ecologicamente corretos, visando a menor geração de resíduos.
Reutilizar — Após reduzir o que é consumido, o segundo passo é reutilizar produtos que normalmente são jogados fora. Existe uma infinidade de produtos usados pelas pessoas que são jogados fora sem que estas saibam que poderiam estar reutilizando os mesmos. Um bom exemplo que pode ser citado de reutilização são os recipientes utilizados para armazenar sorvete, os quais são utilizados após o término do sorvete por donas de casa como depósitos alimentícios. Reciclar — Após evitar o consumo de coisas desnecessárias, reaproveitar outras, o terceiro passo é a reciclagem. Muitos materiais