Centríolos
O que são Os centríolos são estruturas presentes no citoplasma das células eucariontes da grande maioria das espécies animais (inclusive nas dos seres humanos).
Características principais: - Possuem formato cilíndrico; - Os centríolos são constituídos por nove microtúbulos triplos; - Os centríolos estão localizados no centro das células; - Estão dispostos aos pares; - Possuem a capacidade de autoduplicação.
Funções dos centríolos: - Tem grande importância no processo de divisão celular; - Participam da organização do fuso miótico (estrutura do citoesqueleto envolvida na meiose e mitose) - Atuam na formação dos cílios e flagelos (apêndices das células em forma de filamentos).
Os centríolos
Os centríolos são organelas NÃO envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular. Nas células de fungos complexos, plantas superiores (gimnospermas e angiospermas) e nematóides não existem centríolos. Eles estão presentes na maioria das células de animais, algas e vegetais inferiores como as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias).
Estruturalmente, são constituídos por um total de nove trios de microtúbulos protéicos, que se organizam em cilindro.
São autoduplicáveis no período que precede a divisão celular, migrando, logo a seguir, para os pólos opostos da célula.
Uma das providências que a fábrica celular precisa tomar é a construção de novas fábricas, isto é, a sua multiplicação. Isso envolve uma elaboração prévia de uma serie de “andaimes” protéicos, o chamado fuso de divisão, formado por inúmeros filamentos de microtúbulos.
Embora esses microtúbulos não sejam originados dos centríolos e sim de uma região da célula conhecido como centrossomo, é comum a participação deles no processo de divisão de uma célula animal. Já em células de vegetais superiores, como não existem centríolos, sua multiplicação se processa sem eles.
Os centríolos estão presentes apenas em células