índia
A Índia situa-se na Ásia e é limitada a norte pela China, Nepal e Butão, a leste por Myanmar, a sul e leste pelo Bangladesh e pelo Golfo de Bengala, a sul pelo Estreito de Palk, onde faz fronteira com o Sri Lanka, pelo Oceano Índico e pelo Mar das Laquedivas, a oeste pelo Mar da Arábia e a oeste e norte pelo Paquistão. É o segundo país mais populoso do mundo, com mais de um bilhão de habitantes. A sua capital é Nova Deli. A Índia é uma das civilizações mais antigas do nosso planeta. Apesar da diversidade de línguas, hábitos e modos de vida existentes, este país mantém uma grande unidade no que respeita à cultura. O povo indiano é profundamente ligado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho na sua civilização ancestral, motivo que contribui para manter vivas até hoje muitas tradições. As principais aglomerações urbanas do país são Bangalore, Madrasta, Délhi, Hiderabade, Calcutá e Bombaim. Há 933 mulheres para cada 1 000 homens. A idade média é de 24,66 anos. A taxa de natalidade indiana é de 22,32 por 1 000 e a taxa de crescimento populacional é de 1,38 por cento (estimada, 2006). Duas das grandes famílias lingüísticas estão representadas na Índia: a indo-ariana (falada por 74 por cento da população) e a dravídica (24 por cento). A constituição indiana considera como oficiais 23 diferentes línguas.
A Índia é um país emergente, portanto apresenta um bom crescimento econômico na atualidade. De acordo com dados do Banco Mundial, a Índia é a quinta maior economia do mundo.
Nas últimas décadas, o país tem apresentado uma taxa de crescimento do PIB em torno de 6%. A economia indiana é diversificada. A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. Além disso, empresas de tecnologia têm instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a produção de softwares. Na atualidade, os avanços na tecnologia da informação