Ênfases nas competências e na competitividade
CIENCIAS CONTÁBEIS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
DISCENTES:
NOME: RA
CLEUDI VIEIRA DA SILVA 37108
IVANETE MIRANDA PEREIRA 352580
POLIANA DA SILVA ROCHA 380099
RAIMUNDA SARAIVA SOARES 374547
STENIO DE SOUZA LEMOS 380316
ISMAEL DA SILVA DE OLIVEIRA 399172 stenio-sl@hotmail.com DOCENTES:
Profª EAD: Maria Renata Machado G. Dalpiaz
Professor Tutor Presencial: José Anderson N. Pereira
TUCURUÍ (PA) SETEMBRO DE 2012
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração publica sistêmica e organizada. Em seguida, na China de 500.A.C., a necessidade de se ter um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com 8 (oito) Regras de Administração Publica de Confúcio, exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração, (1-O Alimento, 2- O mercado, 3- Os Ritos, 4- O Ministério do Emprego, 5- O Ministério da Educação, 6- A administração da Justiça. 7- A Recepção dos Hospedes, 8- O Exército).
Na Alemanha e na Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados de Fiscalistas ou Cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a igreja católica romana e as organizações militares.
A igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e